Literalmente!

Bom, uma baleia literal é um cetáceo, sabe? São mamíferos, vivem no mar.

Mas é claro que não foi assim que surgiu o nome. O nome surgiu em um dia mal humorado no trabalho, quando eu estava dormindo pouco e mal para terminar o mestrado. Eu tinha acabado de ler um post dizendo que o Mário estava entrando literalmente pelo cano, só que o Mário nem aparecia naquele vídeo para poder entrar pelo cano literalmente. Se você quer dizer que o Mário vai se dar mal, a expressão “entrar pelo cano” é usada no sentido figurado.

Não é preciso saber muito de gramática para que alguns deslizes incomodem – “menas errada”, “meia estranha”, “quatrocentas gramas de mortandela”. O caso do “literalmente!” também não exige lá muitos conhecimentos – só um pouquinho de vocabulário: ser literal é se ater à letra, sem interpretações ou metáforas.

O carro-bomba explodiu, mas você não está literalmente explodindo de tanto comer. Não importa a temperatura – você não faz parte de uma pintura do Dali e não está literalmente derretendo. A Lindsay Lohan não estava “literally falling apart” – por mais problemas que ela tenha, ela não tinha sido diagnosticada com hanseníase.

Então eu comecei uma rant sobre o uso incorreto de “literalmente” no meio de uma conversa com a Naila pelo MSN. Resumi a conversa no gtalk para o Denis:

aí estava resmungando disso pra minha amiga.
pq estou resmungando mto ultimamente.
aí a gente foi falar de comida.
pq eu falo mto de comida.
aí eu aproveitei e falei que “estou uma baleia, LITERALMENTE”.
e qto mais eu penso nisso (pq ainda não superei), mais eu acho que as pessoas nem perceberiam se eu dissesse “estou uma baleia, literalmente”.

Acontece que, naquela semana, Denis e eu estávamos já tentando achar um nome para o site que viria a ser o Matéria Obscura (o nome final só foi escolhido meses depois). Então, alguns minutos depois do rant do LITERALMENTE, começamos a tentar listar nomes e eu escrevi “A Baleia Literal”. Seria um nome péssimo para aquele site, mas eu acabei adotando para o meu novo blog.